Postagens populares

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA GRATUITA

Uma das principais causas que levam a mulher a não denunciar os episódios de agressões sofridas é o medo que provém de diversos fatores específicos, caso a caso. Além disto, há de se considerar como parte integrante deste contexto, os sentimentos de vergonha e constrangimento, que, sem dúvida, contribuem para a impunidade do agressor.
O projeto Maria da Penha entende esta dificuldade vivida por muitas mulheres e disponibiliza um atendimento psicológico específico para a vítima. Tal atendimento é caracterizado por um processo inicial de acolhimento e compreensão da situação de cada mulher que, após, será encaminhada a profissionais e Instituições atuantes em beneficio da vítima.
Um dos destaques do atendimento é o fato da prestação de serviços ser realizada por profissional do sexo feminino. Isto garante uma proximidade e melhor compreensão a respeito da situação vivida pelo gênero. Enfatiza-se também o caráter  sigiloso, garantindo, assim, a confidencialidade absoluta do contato.
O Apoio psicológico consiste no atendimento telefônico de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O Contato com a profissional da psicologia tem como objetivo, proporcionar uma escuta diferenciada, uma postura não julgadora ou mesmo uma resposta direcionada à reflexão do contexto de possível violência e os meios necessários para realização da mudança.
O contexto da violência doméstica e familiar se caracteriza por uma experiência de crise para vítima, que pode perceber-se numa situação de medo, descrença, amortecimento, desesperança, negação ou mesmo entrar em choque. Uma conduta efetiva por parte do profissional de psicologia pode minimizar o efeito traumático. (fonte: http://200.130.7.5/spmu/docs/crams.pdf)
A conversa terá sempre como foco, orientar estas vítimas a buscarem ajuda em centros de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, além dos demais serviços especializados (profissionais clínicos, centros de apoio e/ou centros sociais).
O serviço de psicologia, além do acolhimento inicial da vítima e o encaminhamento às instituições competentes, se propõe em retornar as ligações no intuito de verificar a consolidação da ajuda por meio do ingresso na rede de apoio.
Logo, com o apoio correto, a mulher terá mais segurança e, consequentemente, confiança em si mesma para garantir a efetivação dos seus direitos. Inibindo ainda a reincidência da violência sofrida, assim como realizou Maria da Penha, inspiração da Lei n° 11.340/2006.
Se você sofreu alguma violência doméstica e familiar, procure o Projeto Maria da Penha, por meio do telefone(61)- 3426-3444, 11 3304-3190 ou através de e-mail,  na sessão “Fale com a Ame”.
Com suporte e apoio é muito mais fácil superar este sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário