Postagens populares

sábado, 21 de janeiro de 2012

DÊ A VOLTA POR CIMA DEPOIS DO FIM DO CASAMENTO

Foram 20 anos. A paixão já acabara há tempos, mas tudo estava bem: os filhos na escola, encaminhados; a situação financeira estável; saúde. Tudo conforme o planejado, até que veio a revolução: ele quis se separar. Ou você. E agora? Calma, a vida continua!
Depois de um longo casamento e de alguns meses ou anos de “luto”, é hora de recomeçar. Pode parecer estranho pensar em namorar depois de tanto tempo, mas não se preocupe: você
não está sozinha! Foi pensando em adultos como você que a consultora de relacionamentos norte-americana Laurie A. Helgoe escreveu o livro “De Volta ao Mercado – reaprendendo a namorar depois da separação”. Selecionamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo essa nova fase da sua vida.
Todo separado deveria carregar consigo um lembrete com a frase “Viva no presente!”. Sabe por quê? Normalmente, quando vivemos muito tempo numa situação, nos acomodamos a ela. E é muito difícil se desprender! Mesmo longe do outro, continuamos pensando em “como o passado era melhor” ou “como eu fui burra de ficar com aquele homem horrível”. De um jeito ou de outro, acabamos nos fechando para o presente e esquecemos que as próximas experiências podem ser ainda melhores, e que podemos aprender com elas.
Desapegar-se do passado também significa parar algum tempo para pensar em você: para se conhecer melhor e repensar os rumos da sua vida. Você pode não ter percebido, mas, naquele tempo que passou casada, acabou se dedicando tanto à casa e aos filhos que se esqueceu de se cuidar, ou de perseguir aquele sonho de montar um negócio só seu, não foi? Então, este é o momento. Pense, repense, veja suas possibilidades e não descarte nada: você já perdeu bastante tempo!
Depois de se equilibrar emocionalmente e profissionalmente, você já pode incluir mais alguém na sua vida, não? E não vale usar os filhos de desculpa: eles querem mesmo é que você seja feliz! Portanto, abra o seu coração e mãos à obra!
A essa altura, porém, todos os seus amigos estão casados ou afastados, e você não está mais na faculdade para conhecer um mundo de pessoas novas.
Como procurar outros solteiros como você?
Saindo de casa. O ideal é encontrar um lugar público que reflita os seus interesses (uma livraria, um museu, um bar), e freqüentá-lo à exaustão. Assim você “aparece”, e as chances de conhecer alguém que goste das mesmas coisas que você é maior.
Se você pratica algum esporte, aproveite o momento para praticá-lo com outras pessoas: vá a clubes, parques ou, melhor ainda, associe-se a um grupo de corrida. Ambientes esportivos são ótimos para conhecer pessoas, pois elas ficam mais descontraídas e abertas a novas amizades.
Outro bom lugar para se freqüentar quando se está solteiro são os cursos. Além de realizar aquele velho sonho de aprender alemão, cinema ou culinária, você certamente conhecerá novas pessoas, com interesses parecidos com os seus. Se a turma for pequena, a interação é ainda maior.
Namorando pela internet
Certamente, você não pretende manter um namoro através de uma tela de computador, mas dá para conhecer um bom partido por ali. A tarefa não é fácil: são muitos os candidatos e muitos, mas muitos perfis mentirosos.
A primeira regra da internet é não passar informações pessoais, como telefone residencial ou endereço. Mas, marcar um encontro será inevitável. Para garantir sua segurança, escolha lugares públicos (porém não muito movimentados, para que se possa conversar), de preferência de dia, e vá em carros separados.
Para desmascarar falsos príncipes, converse um pouco em tempo real, por messenger ou telefone. Assim, você poderá reparar na linguagem e no jeito da pessoa. Tente descobrir também a sua relação com a família e peça mais de uma foto: às vezes, aquela primeira não é tão atual...
Neuras à parte, aproveite a experiência de se relacionar de novo, de conhecer alguém e trocar algumas faíscas. Procure alguém com quem se sinta confortável, mas que também tenha algo que, para você, seja irresistível.
Dica: seja exigente, não insista num namoro que não lhe faz totalmente feliz. A paixão é importante até para os relacionamentos mais maduros.
Dica: nunca fale do seu ex num primeiro encontro, a não ser que o outro pergunte – isso mostrará que você ainda está presa àquela experiência.
Dica: cuide-se! Quando nos sentimos atraentes, nossa postura, nosso olhar e até nosso tom de voz mudam, e ficamos mais interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário