Postagens populares

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ponto Final e Frente Parlamentar juntas no enfrentamento da violência contra a mulher



Mais de 400 homens levantaram o cartão símbolo da Frente Parlamentar pelo Fim da Violência contra Mulheres criada pelo deputado Edegar Pretto (PT), quando do I Encontro Gaúcho de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres realizado, dia 5 de dezembro, no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS. Durante o Encontro, o deputado Edegar Pretto assinou o termo de adesão às campanhas de combate à violência contra mulheres, a Campanha Ponto Final  e do Laço Branco. Na mesma ocasião, houve a adesão de 16 câmaras de vereadores à Rede de Frentes Parlamentares Municipais e o painel sobre Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.
A coordenadora executiva da Ponto Final, Telia Negrão, destacou a importância da participação do Parlamento gaúcho “nas ações de construção de uma nova cultura de desnaturalização da violência contra as mulheres”. Já o idealizador da Frente afirmou que os desafios de estancar a violência no Estado, “são muitos e difíceis, mas o importante é que os deputados do Rio Grande do Sul estão dando exemplo para o país”.
Preocupado com os altos índices de violência contra a mulher em Porto Alegre - 11 mil casos, só no primeiro semestre deste ano -, Edegar Pretto, afirma que a Frente Parlamentar se  soma as outras ações para que os homens não pratiquem nenhum tipo de violência contra as mulheres e denunciem outros casos para mudar esta cruel realidade”

 Vídeos da Ponto Final  no YouTubeA Campanha Ponto Final na violência contra Mulheres e Meninas,  que está  presente nas redes sociais - Orkut, Twitter e Facebook - , conta com o  Canal Ponto Final no YouTube  para interagir com o público.  Neste canal, a Campanha apresenta seu mais recente vídeo,  em versão português e espanhol, que é uma animação dos personagens da logomarca da Campanha. O roteiro e direção são da cineasta Mirela Kruel, que vem elaborando todos os materiais audiovisuais da Campanha, em nível nacional e internacional, contemplando os planos desenvolvidos pelo Brasil, Bolívia, Guatemala e Haiti, países que conduzem esta ação na região sob a coordenação da Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe. A animação e o desenho são de Alexandre Linck. O canal  conta com 100 peças catalogadas.  

 Flashmob mobiliza o centro de Porto AlegreMais de 150 pessoas estiveram participando do "Flashmob com batucada pelo fim da violência contra mulheres" realizado no Dia Internacional pela Não-Violência contra a Mulher - 25 de Novembro - no centro de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O grupo fez uma coreografia seguindo a performer Carina Sehn, especialista em movimentos populares de rua, e atendeu o som de tambores de diversas escolas de samba que aderiram o chamado da Campanha Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas, promotora do evento.Pesquisas, como da Fundação Perseu Abramo, apontam que no Brasil a cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas.  A organização do evento foi uma ação conjunta da Campanha Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas, Rede Feminista de Saúde, Coletivo Feminino Plural, o Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre e tem o apoio das Blogueiras Feministas. 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário